Topo

Histórico

Categorias

Fernando Gomes

Como adaptar o cérebro à rotina depois de voltar das férias

Fernando Gomes

10/01/2020 04h00

Crédito: iStock

É fácil entrar de férias, mas é na volta que o organismo percebe todas as mudanças. Quando ganhamos horas a mais de descanso nos dias de folga é muito fácil sair da rotina, mas readaptar o relógio biológico e o nosso cérebro para voltar aos dias habituais pode ser um grande desafio!

E se você ainda não entrou no ritmo, pode ficar tranquilo: isso é natural. Demora cerca de uma semana, mas aos poucos o cérebro entende que ele precisa voltar a trabalhar.

É no hipotálamo, região do cérebro que controla várias funções do organismo, que fica o nosso relógio biológico. Ele é composto de um conjunto de células nervosas (milhares de neurônios) que formam o centro de comando fisiológico. É nele que estão todas informações de qual ritmo o corpo deve seguir, desde quanta fome vamos sentir, passando pela regulação do sono, a temperatura, pressão arterial, funcionamento do intestino até outras funções vitais como o apetite sexual.

Durante o período de férias, é normal acordar e dormir mais tarde, assim, nossos milhares de neurônios recebem informações diferentes sobre as rotinas do corpo como: horários diferentes, padrões alimentares relaxados e até a presença de luz no ambiente em horários em que normalmente estamos dormindo. Por isso, que na hora de voltar à rotina normal, o corpo reage negativamente e não volta tão rápido ao estado que você gostaria, deixando a sensação de estarmos mais preguiçosos.

Para driblar as angústias de voltar à rotina é importante você entender que o período de as férias não deve ser visto como um remédio para resolver todos os problemas ou curar, por exemplo, um burnout. Elas são importantes, claro, mas os dias de folga não irão recuperar você de um problema sério, como um transtorno depressivo, ou outro abalo na saúde mental. As férias são indispensáveis, mas não substituem terapias e medicamentos.

Mas, ao gerenciar a retomada da rotina de maneira saudável, entenda que em poucos dias o seu cérebro volta a trabalhar a favor da sua carreira e dos seus estudos, afinal, ele se alegra (circuito cerebral do prazer é acionado) quando está em pleno funcionamento e sendo desafiado.

Então, não se atropele e nem cobre além da capacidade do seu cérebro nesse período. Em vez disso, o ajude tentando colocar algumas dicas abaixo em prática para evitar a indesejável ansiedade pós-férias. Afinal, não adianta nada tirar uns dias de descanso, mas ficar com a mente estressada, pensando sem parar no trabalho e temendo a inevitável volta à rotina, concorda?

Para te ajudar a entrar no ritmo, aqui estão algumas dicas importantes para favorecer a readaptação perfeita do seu organismo:

Neurodicas

  • Tente ir deitar uma hora mais cedo do que o horário em que pretende dormir;
  • Evite café ou substâncias estimulantes depois das 17 horas;
  • Não exagere nas refeições noturnas;
  • Evite exercícios físicos após às 21h;
  • Desligue-se da TV, computador e celular mais cedo do que o habitual;
  • Recomece de forma progressiva. Inicie resolvendo as tarefas menores, mais simples e mais gostosas. Dê valor aos intervalos e aos momentos das refeições;
  • Não se force a ficar muitas horas focado em uma única coisa. Dessa forma, sua mente terá mais chances de se adaptar.
Referências:
Verma S, Allen NB, Trinder J, Bei B. Highs and lows: Naturalistic changes in mood and everyday hassles over school and vacation periods in adolescents. J Adolesc. 2017 Dec;61:17-21.
Pinto FG. O Cérebro Ninja. Editora Planeta, São Paulo, 2018.

Sobre o Autor

Fernando Gomes é neurocirurgião e neurocientista, graduado em medicina pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Concluiu Residência Médica em neurologia e neurocirurgia no HC (Hospital das Clínicas) da FMUSP e possui título de especialista em neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia). É pós-graduado em neurocirurgia pediátrica pela World Federation of Neurosurgical Societies, doutor em neurotraumatologia experimental pela FMUSP e professor livre-docente pela disciplina de neurocirurgia da FMUSP. Autor de 8 livros ligados à medicina e ao comportamento humano, consultor e apresentador do quadro “E agora, doutor?” do programa “Aqui na Band” da Rede Bandeirantes de Televisão.

Sobre o Blog

Com temas ligados a medicina e a neurociência, esse espaço é dedicado a viajar pelo cérebro humano e desvendar os mistérios da mente. Com explicações simples e embasadas cientificamente, por aqui é possível passear pela maior e mais poderosa máquina que mora dentro da cabeça de todos os seres humanos. E, ao desvendar os aspectos físicos e comportamentais das habilidades, emoções e necessidades do comportamento humano fica mais fácil aplicar técnicas e novos hábitos para que rotina seja leve, saudável e prazerosa e turbinada em todos os aspectos.

Fernando Gomes